O Santos não teve muito a comemorar no empate contra o lanterna Sport, pelo Campeonato Brasileiro, no sábado. Porém, o meia Gabriel Bontempo foi um ponto positivo na partida em Recife.
O jovem entrou no intervalo da partida, quando o Peixe já estava com um jogador a menos em campo, e conseguiu dar um maior dinamismo ao time. Ele também recolocou a equipe na partida ao marcar o primeiro gol alvinegro na Ilha do Retiro.
Titular sob o comando de Pedro Caixinha, Bontempo busca reconquistar espaço com Cleber Xavier. O meia acabou indo para o banco de reservas desde o retorno de Zé Rafael, mas, com as boas atuações recentes, busca dar uma boa dor de cabeça para a comissão técnica.
Desde a chegada de Xavier, Bontempo foi titular somente contra o Ceará, mas tem entrado em campo na maioria das partidas. Desde o retorno do Brasileirão após a pausa da Copa do Mundo, ele só não atuou contra o Mirassol.
O meia teve boa atuação no jogo contra o Flamengo, tendo inclusive participado do gol de Neymar. É ele quem recebe a bola pelo meio de campo e toca para Guilherme avançar e encontrar o camisa 10 na área.
Na partida contra o Inter, ele substituiu Zé Rafael no intervalo e deu um maior dinamismo, se aproximando dos homens de ataque. O desempenho do jovem tem feito o técnico Cleber Xavier pensar.
– É o que eu falo, se a gente pudesse usar 13, 14 jogadores, a gente usaria. Com a perda do Guilherme, o Barreal fez um bom jogo. O Guilherme é um jogador importantíssimo e torço para que ele volte contra o Juventude para termos mais uma opção. São detalhes. O Bontempo é um menino, e todo menino oscila um pouco. Mas ele, pelo contrário, não tem oscilado. Tem entrado e nos ajudado muito. Vamos trabalhar para ver como a gente monta o time contra o Juventude – disse o treinador na entrevista coletiva após a partida contra o Sport.
Revelado nas categorias de base do Santos, Gabriel Bontempo estreou na equipe profissional durante a disputa do Campeonato Paulista deste ano. São 29 jogos com dois gols, além de duas assistências.
Em maio deste ano, o jovem teve o contrato renovado pela segunda vez em três meses, com o novo vínculo sendo válido até o fim de 2028.